Lições para Portugal

Publicada por José Manuel Dias



1. A reestruturação da economia finlandesa só foi possível com uma aposta clara na qualificação e requalificação dos recurosos humanos. Readaptção e versatilidade são palavra-chaves num país cuja estratégia nacional assenta na inovação. Por isso, a formação contínua ao longo da vida dos indivíduos é, há vários anos, uma prioridade clara para as autoridades finlandesas.
2. Os espanhóis, através da marca Zara, do grupo Inditex, estão presente nas maiores cidades do Mundo ( Aveiro é uma delas...), o Santander é um dos maiores bancos mundiais e a Telefónica não pára de crescer. Uma imagem de marca forte, agressividade comercial e serviços inovadores explicam este sucesso.
3. O espírito combativo dos finlandeses e a grande perseverança explicam o sucesso do país dos "mil lagos". Trabalho, mérito, poupança, paciência e sacrifício são valores dominantes na Finlândia e que se reflectem nas suas organizações.
4. A Irlanda até meados da década de 90 produzia bens tradicionais com baixo valor acrescentado. A aposta na educação, a redução de impostos, a reforma da administração pública e a concertação social, concorreram para o grande influxo de investimento estrangeiro registado. Bom capital humano e elevado investimento directo estrangeiro permitiram à economia inovar e crescer.
Adaptado da Revista "Exame", Edição Especial 2006

12 comentários:

  1. Pedro disse...

    Nós vamos tendo a cortiça!!!

  2. Cleber Campos disse...

    José Manuel, é isso mesmo, o blog é um ótimo lugar onde podemos dar a nossa contribuição para melhorar onde vivemos. Parabéns, muito bonita e informativa a sua página. E como comentei no blog do Mostardinha que publicou várias fotos de Aveiro, você também é um privilegiado, pois mora num lugar muito bonito. Abração do Brasil

  3. Anónimo disse...

    Pois meu Caro, mas por cá, a questão da aprendizagem é ligada ao ensino e, como sabe, sempre tivemos muitas dificuldades.

    Aqui d’Aldeia, formulamos Votos de um Feliz e Santo Natal a todos os nossos Amigos e suas Famílias. Prendas no sapatinho, bacalhau na mesa e muita alegria que a época é de Festa!

    Cumprimentos,

  4. Terra e Sal disse...

    Passei por aqui hoje só para lhe dar um abraço Caro José Manuel Dias.
    Nele vai o desejo de um bom Natal com muita alegria e saúde, votos extensivos a todos os seus ente-queridos.
    Para o ano continuamos, e como sempre, cheios de boa vontade.
    Festas Felizes.
    Terra & Sal

  5. Anónimo disse...

    Venho desejar-lhe um Feliz Natal e um Novo Ano cheiinho de coisas boas.

    Um abraço.

  6. Carlos Martins disse...

    Queria aproveitar para lhe desejar um Feliz e Santo Natal e Próspero Ano Novo, com os votos de continuação de excelente trabalho aqui na blogosfera.

    Cumprimentos

  7. Eärwen disse...

    Vim agradecer a visita ao meu espaço e dizer-lhe que sempre serás bem vindo.
    Vir aqui é um aprendizado por certo.
    Deixo-te pérolas com os votos de um Natal de paz, luz e esperança.
    Eärwen

  8. Anónimo disse...

    Querido José, vim-te deixar um beijo e desejar-te um Natal muito feliz! E espero que o ano de 2007 seja o melhor da tua vida!

    Beijinhos

  9. veritas disse...

    Olá José Manuel!

    Venho aqui desejar-te um bom Natal, para ti e para todos os que enchem o teu coração. Vem aí um novo ano que nos leva a fazer balanços sobre o que já vivemos. No que concerne a este espaço, que frequento assiduamente há longos meses, venho fazer um balanço muito positivo, porque passar por aqui enriqueceu a minha vida. Obrigada! Força para continuar!

    Bjs. Bom Natal.

  10. Al Berto disse...

    Viva meu caro amigo:


    ***
    *****
    *Feliz*
    *********
    ************
    *****Natal****
    ****************
    ******************
    ********2006********
    ****
    ****
    ****
    ****

    São os meus sinceros votos.


    Um abraço,

  11. A. João Soares disse...

    Feliz Natal, com votos de que as lições da Finlâdia, da Espanha e da Irlanda sejam seguidos no nosso rectângulo.
    Realmente tudo começa por uma boa preparação dos recursos humanos, a qual deve ser iniciada pela mãe quando dá o peito ao bebé. E depois nas escolas e no ambiente onde se vive.
    Sem essa preparação não se pode ir longe - veja a preocupação dos políticos, só pensam em dinheiro e que uma grande parte entre para os próprios bolsos e os dos familares e amigos.
    Um abraço
    A. João Soares

  12. Dina disse...

    Venho agradecer e também desejar um Feliz Natal e um Bom Ano de 2007.