A vitória das marcas brancas

Publicada por José Manuel Dias


Os produtos de marca própria já chegam a todos os lares portugueses. Ou seja, segundo a TNS Worldpanel, empresa de estudos de mercado, todas as famílias compram pelo menos um artigo deste tipo. No entanto, a quota de mercado destes produtos é de 33%. Isto significa que em cada 100 euros de compras 33 são gastos em artigos com a marca dos supermercados.
O crescimento destes artigos ocorreu maioritariamente devido à crise económica, com os portugueses a reduzirem as suas despesas fora de casa e a concentrarem os seus gastos em alimentação. Com a retoma da economia é expectável que o aumento do consumo destes produtos desacelere.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
Se é verdade que a necessidade de poupar reforçou o consumo de produtos de marcas brancas, também não é menos verdade que países com melhor nível de vida que o nosso, como a Inglaterra e a França, aderem em maior percentagem às marcas brancas que os portugueses. Podemos concluir então que o que está em causa é, também, uma questão cultural. Existem povos que dão mais valor à poupança que outros.

0 comentários: