Coisas positivas (13)

Publicada por José Manuel Dias


"As escolas profissionais estiveram estagnadas durante muitos anos com 30 mil alunos, mas, neste últimos três anos, o número de estudantes subiu para 40 mil", disse o presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), José Luís Presa.
Este crescimento, segundo José Luís Presa, deveu-se, em parte, à política seguida pelo Governo, que "definiu como meta colocar 50 por cento dos alunos do Ensino Secundário em percursos de formação profissional".O número de alunos deve continuar a aumentar porque os países mais desenvolvidos da Europa são aqueles que mais apostam na formação profissional", sustentou. O responsável assegurou que "os 20 anos de experiência das escolas profissionais foram muito positivos" e considerou que "o facto de as escolas públicas terem vindo a importar o modelo de funcionamento profissionais é a prova dessa qualidade".
Fonte: Público, aqui.
Este tipo oferta formativa tem crescido de forma significativa - 33% e não 25%, como erradamente se refere no artigo. Razões? Poderão ser apontadas várias mas, de entre elas, podem destacar-se, a nosso ver, a obtenção de competencias facilitadoras da integração no mercado de trabalho e a possibilidade de prosseguimento de estudos a nível superior.

0 comentários: