Chaotics

Publicada por José Manuel Dias


A mais recente obra de Kotler era aguardada com expectativa, não fosse o autor uma das maiores referências mundiais em marketing. A capa do livro suscita alguma apreensão: com os nomes dos autores e o título do livro em letras garrafais e a imagem de um mar muito agitado em fundo teme-se o pior: um livro "popular" e sem conteúdo relevante. Após a leitura verifica-se que não é o caso. O livro pretende passar a mensagem de que a turbulência veio para ficar, constituindo a nova normalidade e exigindo mudanças de mentalidade. O futuro não trará ciclos claros e definidos, mas antes um "chaotics continuum", em que se verificam constantes mudanças abruptas. E há duas mensagens secundárias. Para se protegerem do risco e responderem à incerteza, as empresas devem dotar-se de três sistemas: um de aviso antecipado de alteração das condições, outro de construção de cenários alternativos e, finalmente, um sistema de resposta rápida. Paralelamente, perante cenários de turbulência, não se devem cometer erros de gestão, nomeadamente de desinvestimento, já que a turbulência comporta vulnerabilidades e oportunidades.
Filipe Garcia, em artigo de opinião no Jornal de Negócios, aqui.

0 comentários: