Empresas do passado versus empresas do futuro

Publicada por José Manuel Dias



Para além "deste trabalho de casa" de falar com Basílio Horta, "há sectores consensuais na sociedade portuguesa que merecem uma grande atenção" do Governo. Ulrich citou-os: "O da energia (para reduzir a dependência de Portugal do petróleo), as telecomunicações (para facilitar ao acesso das empresas e particulares à internet, ao conhecimento e à informação), o turismo (em que não sofremos a concorrência directa e esmagadora da China; pelo contrário a China pode alimentar o nosso turismo), o mar (em que temos grandes recursos que devemos desenvolver)".
Mas "acima de tudo", prosseguiu Fernando Ulrich, "temos de dedicar cada vez mais atenção às empresas e aos empresários que mostram que sabem criar riqueza, inovar e construir soluções de futuro." "Em alguns casos estamos a discutir e a canalizar recursos públicos para salvar empresas do passado. Se calhar esses recursos trariam mais riqueza ao País se fossem dados em apoios a empresas modernas, competitivas, que inovam."
Um artigo a propósito do Prós e Contras de ontem com leitura integral no Jornal de Negócios,
aqui.
Temos de concordar com a opinião de Ulrich. Muitas vezes os apoios apenas adiam o inevitável. As empresas têm de estar atentas à realidade envolvente e ajustarem-se. Colocar dinheiro em empresas do passado é penalizar o futuro.

0 comentários: