Alvin Tofler

Publicada por José Manuel Dias


Alvin Toffler é um dos principais analistas de tendências, cenários e previsões. Depois de se ter formado em Letras na Universidade de Nova Iorque, foi escritor e jornalista, tendo chegado a editor adjunto da revista Fortune. A sua primeira obra de relevo, Choque do Futuro (1970), previa que as empresas se iriam transformar repetidamente através da redução dos níveis hierárquicos e da burocracia — um fenómeno que Toffler designa ad hocracia. A visão futura de Toffler era muito diferente da dos principais pensadores dos anos 70, que previam um futuro de ócio, após décadas de criação de riqueza e de padrões de vida elevados. Toffler previu um futuro de insegurança e humildade, no qual a tecnologia iria transformar os métodos de trabalho, em vez de acabar com o trabalho humano.
No início deste século tivemos oportunidade de assistir a uma brilhante Conferência deste guru da gestão na nossa cidade de Aveiro. Do que ouvimos na altura, passámos ao papel um conjunto de ideias que nos pareceram mais marcantes. De entre estas, seleccionámos uma, a propósito da gestão de conflitos: " Diversidade de entendimentos pode propiciar leituras diferentes sobre a mesma realidade. A tensão gerada conduz, na maioria das vezes, a novas e imaginativas soluções. Neste sentido o conflito na sociedade não é só necessário como, em certos limites, desejável".
Livros : Choque do Futuro. A Terceira Vaga. Os Novos Poderes. Criando uma Nova Civilização, em parceria com a sua esposa Heidi Tofler.

1 comentários:

  1. Cleopatra disse...

    UFFF. Finalmente alguma coisa que eu conheça neste Blog.
    Alvin Tofler.
    Li A Terceira Vaga.

    Já me andava a sentir à margem.