Estratégia - o que é?

Publicada por José Manuel Dias


Estratégia é regra. Caminho. Rota. Estratégia só pode ser uma. Se não é a adequada, muda-se. Ajusta-se. Altera-se. Busca-se a trajectória desejável. Michael Porter, em artigo publicado na HBR, de Nov/Dez de 1996, apresentou três definições para estratégia.
Primeira : Estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de actividades.
Segunda : Estratégia é fazer trade-offs, competindo. A essência da estratégia é escolher o que não fazer.
Terceira : Estratégia é criar adequação entre as actividades da empresa.
Podemos, acrescentar que a estratégia deve ter em conta as capacidades / aptidões da empresa, ser coerente e consistente com os objectivos definidos. A estratégia só tem valor se for implementada pelo que deve ser partilhada com todos que são responsáveis pela sua execução. A estratégia é uma opção do futuro mas é no presente que se orienta para os resultados. A avaliação regular é, por isso, decisiva. Bons resultados mobilizam e motivam todos os agentes do processo, contribuindo para a melhoria do clima organizacional. As contas das empresas acabarão por reflectir os resultados das estratégias. Se todos os interessados ficarem satisfeitos poderemos concluir que a estratégia foi adequada. A sociedade agradece.