Os portugueses e as TIC

Publicada por José Manuel Dias


Este ano, até dia 29 de Maio e no conjunto das duas fases, foram entregues mais 112 mil declarações Modelo 3 do IRS do que em igual período do ano anterior. Uma subida justificada, em grande parte, pelo sucessivo aumento que se tem vindo a registar nos níveis de cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes.
Em 2007, o número de declarações Modelo 3 entregues pela Internet superou, pela primeira vez, o das entregas em papel. Verifica-se assim que, no conjunto das duas fases, o número de declarações entregues pela Internet aumentou 27,3% em relação ao ano anterior – mais 569 mil declarações – atingindo a percentagem histórica de 60%, o que constitui um valor de excelência em termos internacionais, bastante superior à média registada nos Estados membros da União Europeia.
Dos jornais
Estamos todos de acordo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem constituir um factor de excelência no desenvolvimento da economia de um país, contribuindo para a criação de valor, partilha de conhecimento e aumento de produtividade. Portugal tem dado passos decisivos nesse sentido, em ordem à criação de uma Administração Pública mais eficiente, mais eficaz, mais célere e mais transparente. Os cidadãos, a avaliar por estes dados, têm correspondido. Temos níveis de utilização deste serviço superior à media da União Europeia. Um contributo importante para o reforço da nossa competitividade. Bem precisamos!

0 comentários: