Quem tem medo do lobo mau?

Publicada por José Manuel Dias


Existem muitas explicações para o medo quase paranóico que os seres humanos foram sentindo através dos tempos em relação aos lobos. Uma das hipóteses é que o cordeiro é o símbolo de Cristo e, como os cordeiros são um belo jantar para os lobos, é fácil pintar o lobo como demoníaco. O lobo, visto como inimigo do cordeiro, tornou-se um simbolismo negativo na civilização ocidental.
O medo dos lobos está também perpetuado nos contos de fadas. Por exemplo o conto do Capuchinho Vermelho foi interpretado por alguns como sendo um aviso de natureza sexual para as meninas adolescentes. Ao falar com o lobo, o Capuchinho Vermelho deu o primeiro passo para a sua desgraça. O lobo era o símbolo do Mal, representava talvez o Diabo, que ali estava apenas para tentar as pessoas.
Hoje em dia esses mitos começam a desvanecer-se e podemos começar a ver o lobo como o viam os índios americanos, que o respeitavam pela sua coragem, inteligência e enormes capacidades. Estes povos envergavam frequentemente cabeças e peles de lobo, na esperança que a magia dos lobos entrasse nos seus corpos e mentes e assim pedissem herdar a sua perícia e capacidades.
Hoje, sabemos que não precisamos de uma pele de lobo - podemos optar por simplesmente deixar que as lições da alcateia guiem o nosso comportamento para com os outros.
Extraído de " A sabedoria dos lobos", Twyman L. Towery, Editora Sinais de Fogo, Cascais (1995)

1 comentários:

  1. Sirk disse...

    Parabéns. É dos poucos bloguistas que tem a coragem de indicar que se baseou em algo. Andam para aí blogues com um total de pages views de invejar, sem dúvida. Todavia, os posts que publicam não são mais do que plágios deste ou daquele livro que leram. Apercebo-me disso quando, por vezes, respondem aos comentários. Escrevem mal. Erros crassos a pontapé. Enfim, por que não indicar as referências? Todos sabemos que os bons autores, raramente usam a blogosfera para publicar as suas obras. Usam-na, na maioria das vezes, para promover o seu trabalho.

    Bom, parabéns mais uma vez e resto de um bom fim-de-semana.