Os preços e a estratégia

Publicada por José Manuel Dias


Se é tudo tão igual como é que me vou decidir pela escolha? Que critério vou usar? Sou um consumidor racional. O critério decisivo vai ser o preço. Se as empresas não conseguem diferenciar os produtos, furtando-se à questão do preço, têm os dias contados. A globalização tem muitas vantagens, visto da óptica dos consumidores, mas, por outro lado, obriga as empresas a competirem pelo preço, numa luta complicada com outras sedeadas em países onde o factor trabalho é muito mais barato ou onde a produtividade é muito superior. Este combate, para ser bem sucedido, exige uma reflexão estratégica. Não podemos ser bons em tudo, nem responder a todos. Temos de definir os nossos segmentos-alvo. Quem queremos servir? Como o vamos fazer? Que actividades concorrem para esses propósitos?
Parar para reflectir estratégicamente não é perder tempo, é construir o futuro.

2 comentários:

  1. veritas disse...

    Sabes que me ponho muitas vezes a colocar essas questões a mim mesma?

    Bjs. Bom fim-de-semana.

  2. Cleopatra disse...

    Cada vez que venho ao teu "escritório", fico a pensar que devia ter estudado mais.
    Que afinal não sei nada.
    Mas não deixo de vir.
    Porque me sabe bem aprender e ficar a pensar em soluções.
    Obrigada pelo estimulo.