Aplausos para as Novas Oportunidades

Publicada por José Manuel Dias


Mais de 250 mil adultos aderiram ao Programa Novas Oportunidades, o equivalente a cerca de 7,5% da população activa sem secundário completo, a maioria para conclusão do ensino básico, foi hoje anunciado, pelos Ministros do Trabalho e Educação.
O Programa Novas Oportunidades, apresentado a 21 de Setembro de 2005, tem como objectivo mobilizar os jovens e os adultos para a possibilidade de aumentarem as suas qualificações ao nível do 12º ano de escolaridade.
De acordo com os dados apresentados 250.774 adultos aderiram ao Novas Oportunidades, 176.176 para concluírem a sua formação ao nível do ensino básico e 74.598 para terminarem a sua formação ao nível do ensino secundário.
Do total dos adultos inscritos neste programa, 91.840 fizeram a sua inscrição durante o primeiro trimestre de 2007, a maioria dos quais para concluir a sua formação ao nível básico (50.651), o que corresponde ao cerca de 40 por cento do total de inscritos no Novas Oportunidades.
Este facto é merecedor de aplausos. Não merece uma primeira página de um qualquer jornal, não justifica um editorial, não é notícia de abertura de um telejornal, mas comprova, preto no branco, que Portugal está a mudar. São cada vez mais os portugueses a interiorizar a ideia que o futuro é mais exigente que o presente. A reconhecer que a qualificação é uma necessidade. A modernização do nosso país depende da capacidade colectiva em melhorarmos as nossas qualificações. Precisamos de acelerar a qualificação dos portugueses, tendo em vista a convergência com os países mais desenvolvidos. É o que está a ser feito, com determinação, com entusiasmo, por muitos portugueses. São merecedores dos nossos aplausos.

6 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Olá, Jose M.Dias!
    São iniciativas como esta que podem ajudar a mudar a mentalidade conformista e resignada de uma sociedade que por vezes fica à margem do desenvolvimento.

    Um grande abraço,

  2. david santos disse...

    Mais um grande trabalho. Tal como todos são merecedores dos nossos aplausos, o teu trabalho merece tais aplausos.
    Um abraço e muito obrigado pelo teu trabalho.
    Parabéns.

  3. veritas disse...

    E eu também aplaudo.

    Bjs. Bom fim-de-semana.

  4. SoNosCredita disse...

    acho muito bem que se estude, que se aprenda, que se cresça intelectualmente...

    o problema é que, neste momento, isso ñ nos garante emprego!
    trabalho até há, mas dura uns mesitos...

  5. Arauto da Ria disse...

    Viva a Educação!
    Bom fim de semana.

  6. A Professorinha disse...

    Eu aplaudo que se estude, que se evolua... mas desconfio muito destas novas oportunidades, digo já. Tenho um familiar que tentou fazer o ensino secundário e desistiu após o primeiro teste (nota negativa, muito difícil)... Agora vai tentar isto das Novas Oportunidades. Conforme ele se sair assim eu vou avaliar se não será mais um facilitismo...