Portugal sai da recessão

Publicada por José Manuel Dias


Portugal consegue ser o terceiro país que mais cresce na Europa, mas os economistas duvidam da consistência da retoma. Mais uma vez, a economia portuguesa surpreendeu. Contra as expectativas das instituições internacionais e dos economistas, o produto interno bruto (PIB) cresceu 0,9% no terceiro trimestre deste ano, face aos três meses anteriores - muito acima do que estava previsto.
Os números revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que Portugal consolidou a saída da recessão. "É o maior crescimento trimestral dos últimos dois anos, desde antes do início da crise, 2007", reagiu Teixeira dos Santos, ministro das Finanças. "É um número muito superior às estimativas do Governo, sendo o terceiro maior crescimento em cadeia de toda a Europa", acrescentou José Sócrates.
Fonte: Jornal de Negócios, aqui.
Boas notícias para Portugal. A nossa econonia está a reagir bem. A UE-27 também já registou crescimento positivo (0,2), agora precisamos que os nosso principal parceiros económico, a a Espanha, encete a necessária recuperação. Para conhecer a informação do do Eurostat clicar aqui.

0 comentários: