Conduril empresa do ano

Publicada por José Manuel Dias


Quando o presidente do conselho de administração da Conduril relata um episódio passado no século iii a. C, percebe-se que tanto nos negócios como na guerra os bons resultados alcançam-se tendo em atenção o mais pequeno pormenor. Aníbal, general cartaginês é uma das referências de António Amorim Martins. Numa batalha durante a Segunda Guerra Púnica contra Roma, aquele estratego militar mandou atear fogo às suas próprias embarcações para que os seus soldados não tivessem sequer hipótese de fugir. Eram obrigados a lutar.
Não sendo "tão exigente" quando Aníbal, António Amorim Martins desde cedo soube que um dos factores para o sucesso da sua construtora passava pelos soldados que estão no terreno. "É em momentos difíceis e menos confortáveis que os melhores mostram as suas potencialidades", explica. Na realidade, a boa performance dos colaboradores na hora de tomar decisões, em especial quando estão a abrir novos mercados internacionais, demonstra que a confiança e a delegação de responsabilidades os leva a querer fazer melhor e a "mostrar o que realmente valem". Também por isso este empresário considera que quem está a trabalhar nas filiais da Conduril (até agora concentradas no continente africano) "tem de receber uma melhor remuneração".
Fonte: Expresso, aqui.
O sucesso não se alcança sem uma boa estratégia. Esta empresa pode bem constituir um exemplo para muitas outras. As crises arrastam excelentes oportunidades. Basta saber agarrá-las.

0 comentários: