Segundo medicamento criado em Portugal

Publicada por José Manuel Dias


Portugal vai lançar mais um medicamento inovador a nível mundial para o tratamento de doenças do fígado. A Cardiotrofina-1 é a molécula desenvolvida pelo consórcio formado pela Biotecnol e pela espanhola Digna Biotech que vai agora ser desenvolvida e comercializada pelo grupo Roche, para um mercado avaliado em 400 milhões de euros.
O acordo entre a Biotecnol, a Digna e a Genentech, que integra o grupo Roche (adquiriu o direito de concluir o desenvolvimento da molécula e de comercializar o produto), vai ser anunciado hoje e põe fim a um processo negocial de vários meses. A molécula inovadora, que actua na regeneração do fígado, em casos de cirurgias, hepatites e cancro, não tem concorrente no mercado internacional, embora haja outras empresas a tentar desenvolver produtos semelhantes
Fonte: Jornal de Negócios,
aqui.
Sem darmos conta Portugal avança em domínios que era suposto serem inantingíveis. Estas coisas não acontecem por acaso, resultam de uma aposta na investigação. Importa, no entanto, prosseguir em ordem a procurar concretizar o objectivo ambicioso da UE: 3% do PIB dedicado à investigação.

0 comentários: