Da docência para a apicultura

Publicada por José Manuel Dias


Sandra Barbosa tinha sido aluna do Instituto Politécnico de Bragança, mais tarde docente, e a saída afigurou-se como uma catástrofe. Na situação de desempregada, frequentou vários cursos de formação profissional, nomeadamente de apicultura e decidiu criar o seu próprio emprego.
Delineou um projecto de produção e extracção de mel, mediante a instalação de 400 colmeias em duas aldeias do de Bragança, Zoio e Labiados. Associado à venda de mel está também a confecção de sabonetes e velas, feitos com cera, mel e ervas naturais. Candidatou o projecto ao Programa Agro, como jovem empresária agrícola. Foi aprovado e conseguiu um financiamento de 120 mil euros. Criou a sua própria marca, a Montesinos. Procurou outros apoios para arranjar instalações e estabeleceu um protocolo com a Câmara de Bragança e a Junta de freguesia de Refeitos, com vista à cedência das antigas instalações da escola primária, em troca de formação aos apicultores da zona.
Volvidos três anos, assegura que não se arrepende de se ter lançado por conta própria. "É muito bom ser eu a criar o meu ritmo de trabalho, o motor está em mim, é exigente, trabalho mais horas", contou. Este ano comercializou três toneladas de mel biológico, e já não conseguiu dar vazão a todas as encomendas. "Tive lista de espera para entrega de mel, foi extraordinário", afirmou.
Fonte: Jornal de Notícias, aqui.

0 comentários: