Prestações mais baixas

Publicada por José Manuel Dias


As taxas Euribor, os indexantes mais usados no crédito à habitação em Portugal, atingiram ontem mínimos históricos. A Euribor a seis meses, à qual a maioria dos empréstimos bancários para comprar casa está indexada, está nos 1,02%. Isto significa uma poupança de 242 euros num empréstimo de cem mil euros, face à prestação de há um ano. Em Outubro de 2008, quando a Euribor a seis meses atingiu um recorde de 5,1%, qualquer português que tivesse contraído um empréstimo à habitação a trinta anos e com um spread de 1% pagava 611 euros. Agora, para os contratos que vão ser revistos já em Outubro, as famílias portuguesas com as mesmas exigências bancárias vão pagar 369 euros. Uma diferença de 242 euros.
Fonte: Correio da Manhã,
aqui.
Quem tem rendimentos fixos e crédito habitação tem visto o seu rendimento disponível aumentar. É bom que esse acréscimo não seja todo canalizado para o consumo. Um dia destes, não muito distante, o crescimento económico acelera e as tensões inflacionistas resurgem, e, como é natural, as taxas retomarão as subidas. A poupança, entretanto, efectuada pode dar jeito para suportar o aumento das prestações.

2 comentários:

  1. José Leitão disse...

    Caro Amigo
    Consulto sempre com interesse o teu blogue e por isso distingui-o desta formahttp://inclusaoecidadania.blogspot.com/2009/09/premio-este-blog-e-viciante.html

  2. Lena Casas Novas disse...

    a cada dia um pouco de bom conteúdo!!