Reformas milionárias diminuem...

Publicada por José Manuel Dias


No final de Setembro próximo serão 31 os aposentados da Função Pública com reformas milionárias. Mas o número de pensões com valores acima dos cinco mil euros começa a abrandar. Nos primeiros nove meses do ano passado foram 36 os funcionários públicos que se retiraram da vida activa com valores mensais entre os cinco e os oito mil euros. Os mesmos limites em que oscilam as 31 pensões milionárias atribuídas este ano pela Caixa Geral de Aposentações (CGA).
O valor recorde deste ano é uma pensão mensal de 8156,97 euros atribuída a um inspector-geral dos CTT, repetindo o cenário do ano passado, no mesmo período.O Ministério da Justiça é o campeão das aposentações milionárias. Nas listagens publicadas pela CGA contam-se diversos juízes desembargadores, juízes conselheiros, juízes de direito ou procuradores-gerais adjuntos com reformas que ultrapassam os cinco mil euros mensais e, em vários casos, seis mil euros.
Fonte: Correio da Manhã,
aqui.
Não há dúvidas que o Estado tem sido um patrão generoso. Paga a tempo e horas, garante estabilidade do emprego e, ainda por cima, oferece reformas muito generosas. Registe-se que o valor médio das pensões na Função Pública ronda os 1200,87 euros, muito acima da reforma média do sector privado (390,00 euros). Não deixa se ser chocante identificar estas disparidades, sobretudo quando se sabe que são os privilegiados que mais reclamam. Sem um Governo forte capaz de enfrentar as corporações instaladas na Administração Pública o nosso país debate-se com uma "equação quase impossível": reduzir a despesa pública que já absorve metade da riqueza nacional.

0 comentários: