EnerEscolas: aprender a poupar

Publicada por José Manuel Dias


Um projecto desenvolvido por duas empresas de Coimbra em parceria com congéneres finlandesas pretende ensinar os estudantes portugueses a poupar energia nas escolas já a partir do próximo ano lectivo, disse fonte do promotor nacional.O EnerEscolas passa pela monitorização da electricidade e gás consumidos em cada estabelecimento de ensino para aquecimento de salas de aula e edifícios administrativos. Depois, os dados são tratados por um programa informático, segmentado por faixas etárias, que permite aos alunos interpretar os resultados e compará-los com os de outras escolas. A partir dos dados recolhidos os alunos poderão simular medidas para melhorar consumos e os índices energéticos das suas escolas."É um projecto com uma forte componente de eficiência energética. Prevê a integração nos currículos escolares para que os alunos assimilem noções de consumo e poupança de energia, baseadas em dados reais da sua própria escola", disse Basílio Simões, responsável da empresa ISA (Intelligent Sensing Anywhere).
Fonte: Público, aqui.
Um projecto meritório. Só medindo e comparando é que se avaliam poupanças. Há que despertar esta sensibilidade nos mais novos.

2 comentários:

  1. Luisa Reis disse...

    Não é apenas um comentário mas antes um pedido de informação. Pelo que percebi da notícia ainda não está seleccionada a terceira escola e gostaria de incluir a minha neste projecto já que sido uma escola que tem ganho prémios no concurso da EDP pela preocupação que evidencia na poupança de energia e se situar na zona norte.
    Com aceder a contactos com a Intelligent Sensing Anywhere?

  2. José Manuel Dias disse...

    Luísa Reis,

    Deixo aqui esta informação

    http://www.inova-ria.pt/associados/empresa.asp?emp=49

    espero que possa ser útil.

    Cumps