Conheceis as seis virtudes e os seis defeitos nos quais pode cair aquele que quer praticar as seis virtudes sem conhecê-las bem? O defeito daquele que quer ser benfeitor e não quis aprender a sê-lo, é a falta de discernimento; o defeito daquele que ama a ciência e não ama o estudo, é o de cair em erro; o defeito daquele que gosta de cumprir promessas e não aprendeu a fazê-las, é prejudicar os outros, prometendo-lhes e dando-lhes coisas nocivas; o defeito daquele que ama a franqueza e não aprendeu a praticá-la é o de aconselhar a repreender muito livremente sem nenhuma consideração para com as pessoas; o defeito daquele que gosta de mostrar coragem e não aprendeu a saber doseá-la é perturbar a ordem; o defeito daquele que ama a firmeza de alma e não aprendeu a limitá-la é a temeridade.
Confúcio, pensador autodidacta e político chinês (551-479 A.C.), in 'Os Anacletos'
Confúcio, pensador autodidacta e político chinês (551-479 A.C.), in 'Os Anacletos'
Pois... Certo estava Confúcio...
Passei apenas para te rever e para recomeçar minha rotinha depois de algum tempo de férias e é claro, ausência.
Beijo de bom domingo!!!
Cris
A questão é teorizar apenas, e não praticar! Beijo e boa semana!
Conjugar defeitos e virtudes, será o mesmo que conjugar a casca e o fruto...Abraço pela sua sabedoria que nos transmite.
Bem Haja
Tudo é que é demais, excessivo, usado sem discernimento, torna-se nocivo. Amar desmedidamente poderá ser asfixiante! Tudo tem o seu equilibrio, é nele que está a nossa tranquilidade de espirito e a capacidade de fazer bem aos outros. gostei muito deste texto.
Beijinho
Cris
Uffffffff
Fiquei aflita com esta meia dúzia de virtudes que se podem tornar defeitos.