Palavras que impõem respeito

Publicada por José Manuel Dias


A Espanha é o país preferido dos europeus que querem emigrar, segundo uma sondagem do Financial Times/Harris. Não, não se trata de emigrantes dos países mais pobres da Europa: os dados são de um inquérito conduzido na Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Espanha.
É interessante analisar o que leva cidadãos dos países mais ricos da Europa a optarem pela Espanha, destronando a Inglaterra. O sol e a comida/ vinho? Não. Esses atributos são antigos e já eram bem conhecidos dos europeus. A língua? Não: os espanhóis, com excepção da nova geração, só falam castelhano. A abundante publicidade que faz no exterior? Também não: desde os anos 90 que isso acontece.
A razão é o "drive" espanhol: a Espanha tornou-se numa das economias mais vibrantes (e optimistas) da Europa, fruto de profundas transformações no "ambiente" empresarial. Ninguém muda para um país atrasado, deprimido, ou hostil aos negócios (a imagem de Portugal no exterior).
Como ainda há muita gente cá no burgo que ainda não percebeu isso (com destaque para os partidos: PC, Bloco de Esquerda, ala esquerda do PS...) vale a pena analisarmos o caso espanhol.
Eles mudaram a face do país em dez anos. Enquanto nós dormíamos. Mas ainda vamos a tempo. Até porque temos mais para oferecer: além da boa comida/vinho, falamos inglês e temos melhor clima.
Camilo Lourenço, Jornal de Negócios

1 comentários:

  1. veritas disse...

    Olá!

    É tudo uma questão de querermos...de nos mobilizarmos nesse sentido.

    Bjs.