QREN : Passo decisivo para o futuro de Portugal

Publicada por José Manuel Dias


Conhecimento, qualificação, competitividade e coesão social são as palavras chave do novo quadro comunitário de apoio para o período 2007/2013. A execução do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), cujo financiamento total ascenderá a 44,2 mil milhões de Euros, é viabilizada pelo contributo de significativos recursos comunitários, que ascendem a 21,5 mil milhões de Euros, isto é, a componente de financiamento comunitário rondará os 49%. Por outro lado a componente nacional do QREN rondará os 51%, sendo que 7,8 mil milhões são de esforço directo do orçamento de estado.
Registe-se o esforço significativo das verbas destinadas à qualificação de recursos. O Fundo Social Europeu (FSE) passa a representar 37% das dotações financeiras atribuídas ao conjunto dos fundos estruturais, o que se taduz num aumento de 10 pontos percentuais relativamente ao QCA III.
Constituem prioridades para o PO Potencial humano:
- Preparar os jovens para o futuro e modernizar o ensino;
- Qualificar os trabalhadores para modernizar a economia e promover o emprego;
- Promover a igualdade de género;
- Afirmar a cidadania, a igualdade de oportunidades e a coesão.
Temos, pois, todas as condições para dar um salto qualitativo no nosso desenvolvimento sustentado. Trata-se de uma oportunidade imperdível. Saibamos todos estar à altura das nossas responsabilidades.

0 comentários: