Euro

Publicada por José Manuel Dias


Não deixa de ser curioso observar que o significado do símbolo do euro, com que todos nós convivemos no nosso quotidiano, é desconhecido de muitos portugueses. Hoje, mesmo, numa das aulas de Crédito, suscitei essa pergunta. Pois bem, na turma, com mais de duas dezenas de alunos, todos maiores de 18 anos, não houve um sequer que soubesse dar uma resposta adequada.
A proximidade nem sempre justifica a curiosidade é certo...mas procurar saber mais, é um hábito que deve ser incutido em todos nós. Aqui fica, então, a explicação para o símbolo €. Foi inspirado na letra grega "épsilon", invocando a Grécia, berço da civilização Europeia, representa a primeira letra da palavra "Europa". As linhas paralelas procuram simbolizar a estabilidade interna da moeda.

5 comentários:

  1. Esther disse...

    Legal aprender mais essa! Apareça, José Manuel... Acho que a psicologia também faz parte do nosso dia a dia profissional, não? ;) Bj!

  2. Kafé Roceiro disse...

    Amigão,
    Legal saber disso. Sinceramente não sabia. Acho essas curiosidades muito bem vindas. Tudo de bom pra você sempre.
    Abraços do Kafé.

  3. Dina disse...

    Engraçado ler este post, porque ainda esta semana eu estava a olhar para o símbolo e a pensar qual seria a sua origem.Gosto de saber estes pormenores.
    Até mais

  4. veritas disse...

    Olá José!

    Lá estaremos para cumprir o nosso dever cívico e acabar com a hipocrisia. Passei para desejar um óptimo fim-de-semana.

    Bjs.

  5. david santos disse...

    Olá!
    Então, José Manual Dis, como vão estes escritos?
    Pois é! Os alunos não sabem... tem que se lhes ensinar.
    Bom texto.
    Parabéns.