Índice de Sucesso Escolar no Ensino Superior

Publicada por José Manuel Dias


Portugal tem vindo a melhorar o seu Índice de Sucesso Escolar no Ensino Superior, registando em 2006 um valor de 69 por cento, e assim quase igualando a média observada nos países da OCDE, de 70 por cento.
O Índice de Sucesso (em inglês, “Survival Rate”) é um indicador de sucesso escolar adoptado pela OCDE que corresponde à proporção de diplomados no Ensino Superior num determinado ano, em relação aos inscritos pela 1ª vez no 1° ano desse curso “n” anos antes (sendo “n” o número de anos de estudo requerido para se completar o grau em causa). Este indicador permite estimar, para um determinado grau de ensino, o número de alunos inscritos no 1° ano que obtiveram o seu diploma rigorosamente dentro do período de duração estabelecido para aquele grau. Quanto mais o resultado desse indicador se aproximar dos 100 por cento, mais eficácia tem o sistema, na medida em que ocorrem menos perdas.
Fonte: MCTES

1 comentários:

  1. Didas disse...

    Não sei se isso vale muito, a avaliar pela sabedoria de alguns licenciados que aí andam. Quando eu andei na universidade (onde entrei já com a bela idade de 30 anos) tive uma professora que me disse, literalmente, que gostava muito dos alunos mais velhos, porque eles sabiam o que era um substantivo, um verbo, um adjectivo... Isto num curso de português.