O IVA vai descer de 21% para 20%, ou seja, vai descer 1 ponto percentual. Se quisermos fazer uma leitura diferente, poderemos dizer que a descida do IVA chega quase aos 5%! Vejamos como: se 21 pontos estão para 100, 1 ponto está para 4,76, logo poderemos concluir que o IVA desce 4,76%. Certo?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
certo. acrescente é que tinha aumentado 10,53% no inicio da legislatura...
Na verdade há muitas formas de fazer as contas, mas na verdade, verdadinha, o preço do produto ao consumidor final - a “ser aplicada” pelos diversos agentes a nova taxa de IVA de 20% correctamente - apenas desce 0.83333%
Assim é de facto. O msmo facto pode ter várias leituras. Importa, no entanto, sublinhar que essa descida só foi possível porque o défice de 5,6% no tempo do Governo PSD/CDS foi reduzido para 2,6%, o melhor resultado obtido desde 1974, ou seja, o valor mais baixo do défice da história da democracia portuguesa.
Nesse caso convem também esclarecer que essa reduçao se deve no seu grosso (70%) via receita, e o restante via despesa, sendo que desta, apenas uma pequena parte se deve a reduçao real de despesa, visto que o resto foi retirado de investimento publico que mais cedo ou mais tarde terá que ser feito.
E nao nos esqueçamos dos novos calculos das pensoes de reforma...
na pratica, em termos estruturais, pouco foi feito, para variar...