Avaliação dos Professores: perguntas com respostas

Publicada por José Manuel Dias


Porque é importante avaliar os professores? Como era o anterior sistema de avaliação? Porque é que se alterou o sistema de avaliação sem ele ter sido avaliado? Quem avalia os professores?
O que se avalia no desempenho dos docentes? Como se faz a avaliação? Quem define os objectivos? Que objectivos são considerados? Porque não se simplifica o processo de avaliação?
Quem elabora os instrumentos de avaliação? Quem controla a qualidade das fichas? Porque é que este modelo de avaliação prevê a observação de aulas? Que critérios devem ser considerados na observação das aulas? Estas perguntas e outras mais, têm resposta aqui.
Depois de conhecer em detalhe o processo de avaliação dos professores, somos tentados a dizer que há muita gente a pronunciar-se sobre o que não conhece e a tentar lançar confusão. Teodora Cardoso, em artigo no Jornal de Negócios, resume de forma lapidar a verdadeira dimensão do problema:" A prestação de contas e a avaliação do desempenho são parte integrante de sistemas de organização social complexos que exigem que as parcelas que os compõem disponham de autonomia de decisão, dentro de limites definidos, e prestem contas do uso que dela fazem". Eu subscrevo e você?

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