O efeito narciso

Publicada por José Manuel Dias


O jovem grego Narciso observou uma imagem nas águas dum lago e apaixonou-se. Descobriu, pouco depois, que essa imagem era o seu próprio reflexo e que, portanto, o seu amor não se consumaria. Desesperado, afogou-se.
A larga maioria das pessoas tem um problema semelhante. Está profundamente apaixonada por si própria. Um amor que não se concretiza e que , por isso, se traduz em insatisfação. O efeito narciso joga na percepção do que os outros pensam, nos seus valores mais íntimos, nos gostos, nos humores...
Esta capacidade de entender os outros, imitando-os mesmo em muitas situações, traduz-se num poder imenso. A pessoa que é capaz de ver as coisas com os olhos e os sentires do outro, acaba por criar laços de afectividade que lhe permite exercer um poder que não se alcança apenas com recurso à razão. O efeito narciso faz maravilhas, quer na vida pessoal, quer nos negócios.
Adaptado de As 48 Leis do Poder, Greene, Robert e Elffers, Joost, Temas e Debates, Lisboa (2001)

3 comentários:

  1. LUA DE LOBOS disse...

    o meu problema é exactamente o oposto ::)) descobri (ruivas são mais burras que loiras) que nunca gostei de mim e que passei pela vida sem dar conta que eu existia...
    xi
    maria de são pedro

  2. Isabel disse...

    Fui assim desde que me lembro, com essa capacidade de entender os outros, de ver todos os lados das coisas, de ver e sentir com os olhos e sentires dos outros.
    Sempre fui a escolhida para as confidências, a "acusada" de entender o que mais ninguém entende.
    De facto esse "dom" dá-nos um poder que mesmo que não queiramos temos de aceitar.
    Até na minha vida profissional, principalmente numa altura que trabalhava como consultora e Gestão, essa capacidade de entendimento fez com que me apercebesse que havia quem trabalhasse melhor não para manter o emprego ou para alcançar uma promoção mas principalmente para não me desiludir e por agradecimento pela minha compreensão.
    Na vida pessoal se essa sensação de poder também foi sentida muitas vezes também foi amaldiçoada, tantas situações em que pensei que era bom se fosse possível mentirem-me por exemplo sem que antes da mentira eu já não soubesse que ela vinha a caminho. Coisas sem importância, as quais não valia a pena eu tomar conhecimento, mas que para mim eram claras como a mais límpida das águas. Ver aquilo que poucos vêem dá poder mas tira a alegria que só a cegueira e a ignorância de algumas coisas torna possível.
    Para quem tem este "dom" a vida é mais penosa pelo estado permanentemente desperto, tudo isto é compensado pela capacidade de ajudar os outros e pela força dos laços afectivos que se criam.

    Excelente texto.
    Espero que tenhas entendido porque considero esse poder uma faca de dois gumes.

    Isabel

  3. Pecadormeconfesso disse...

    Bom BLog
    Devia ter feito um profissional
    Parabéns.
    Tem o Cleopatramoon em destaque?
    Porquê?
    Não é que ache que não merece, mas é bem diferente do seu.
    Voltarei aqui mais vezes, os temas são óptimos. A sua sensibilidade humana parece-me igual à profissional
    Bom blog sim senhor.
    As minhas felicitações.