Cuidados de Verão

Publicada por José Manuel Dias


Todos os dias a minha estação de rádio favorita alerta para o envelhecimento prematuro da pele, queimaduras solares e, principalmente, o cancro da pele: "deve evitar a exposição solar entre as 11,00 horas e as 16,00 horas".
Fico, por isso, surpreendido com o elevado número de pessoas que chega à praia por volta das 11,00 horas. Será que o calor em excessso as torna irresponsáveis? Será a euforia das férias? Ou será uma qualquer outra razão que não descortino? Alguém terá outra explicação que queira partilhar connosco?
É consabida a importância de se beber 1,5 a 2 litros de água por dia, para compensar a desidratação, mas o que vemos? A larga maioria das pessoas a tomar bebidas alcoólicas ou refrigerentes. Devemos dar preferência a alimentos naturais, frescos e de fácil digestão como sejam as frutas, verduras, legumes, cereais, peixe, carnes magras, leite meio gordo, iogurtes e sumos naturais mas muitos tentam-se por carnes gordas, enchidos, salsicharias, queijos frescos, bivalves, mariscos, esquecendo-se que a proliferação bacteriana é mais intensa com o calor.
Cabe aqui recordar que "saúde é um estado de bem estar físico, psíquico e social e não só o estado de ausência de doença" e que a saúde está directamente ligada ao nosso estilo de vida.
Tenham umas boas férias!

1 comentários:

  1. DarkMorgana disse...

    Cancro na pele, desidrata�o, obesidade, diabetes...s�o coisas que s� acontecem aos "outros"!...

    Infelizmente, a qualidade de vida que tem o "Z� Portugu�s",faz com que o "bem estar" passe muito por h�bitos pouco saud�veis, sem pensar em consequ�ncias...� a euforia de ter alguma compensa�o, por mais pequena e b�sica que seja, quando n�o se tem dinheiro para as compensa�es desejadas:
    assim, as festas resumem-se a enormes comezainas, divers�o resume-se a grandes bebezainas, as f�rias resumem-se a apanhar um escald�o, que ser� bemvindo a qualquer hora, depois de 2 horas nas filas para chegar � praia...

    O "bem estar" resume-se apenas ao bem-estar do momento presente...
    O conceito sa�de como bem estar f�sico, ps�quico e social...� para a maior parte dos portugueses pura fic�o cient�fica...