A oportunidade difícil de resolver

Publicada por José Manuel Dias


Causas, efeitos, consequências, problemas, oportunidades, objectivos, resultados, eficiência e eficácia são palavras, cada vez mais, usadas no quotidiano das empresas. Sucede, entretanto, que nem todos se sintonizam com o verdadeiro significado dessas palavras e, quando agem, acabam por ter comportamento diverso da nossa expectativa. Conta-se que numa dada empresa o seu director - geral reuniu todos os seus colaboradores e determinou que, a partir daquele momento, deveriam passar a assumir uma atitude mais positiva. A palavra "problema" deveria ser eliminada do seu vocabulário. O vocábulo "problema" seria substituído pela palavra "oportunidade". Os problemas deveriam ser sempre considerados oportunidades.Alguns dias depois, o director - geral foi foi interpelado por um trabalhador quando se dirigia para uma reunião com a Administração:
- Sr. Director - geral, preciso de lhe falar, disse o empregado da empresa que acrescentou " Estou a enfrentar uma oportunidade difícil de resolver!".
Uma frase simples e elucidativa. Não basta mudar as palavras para que a atitude das pessoas se modifique. Não basta comunicar intenções é preciso que as pessoas compreendam o alcance dos nossos propósitos. Existe um grande trabalho a desenvolver neste domínio se queremos mudar atitudes. Um desafio para todos.

4 comentários:

  1. veritas disse...

    Olá!

    Um dasafio, sim, e eu gosto de desafios.

    Bjs. Bom fim-de-semana.

  2. Lena Casas Novas disse...

    Problemas somos nós quem criamos,

  3. Anónimo disse...

    Olá, José M.Dias!
    Realmente, quando os conceitos são apreendidos de uma forma literal, lógicamente que nunca poderá haver evolução.

    Um grande abraço, e vá aparecendo!

  4. Esther disse...

    Problemas são desafios e oportunidades de crescimento. É nossa saída da "zona de conforto "quentinha" ..Bj!