Sobe, sobe, taxa sobe

Publicada por José Manuel Dias


As taxas Euribor a três e seis meses atingiram hoje máximos históricos. A instabilidade no mercado de crédito europeu está a ditar o aumento das taxas interbancárias, o que deixa antever novas subidas da prestação da casa.
A Euribor a 6 meses, o indexante mais utilizado para o crédito habitação em Portugal, fixou-se nos 5,223%. Com esta subida, a média mensal do indexante a seis meses volta a aumentar, situando-se nos 5,181%, o valor mais elevado de sempre. A manter-se a tendência, as famílias cuja revisão do contrato aconteça no próximo mês já vão sentir o aumento na prestação da casa. Também os novos contactos de crédito à habitação feitos em Outubro vão pagar um juro mais elevado. A Euribor a três meses, o indexante que os bancos têm mais adoptado nos últimos anos para os novos empréstimos, também subiu, e atingiu os 4,991, o valor mais alto de sempre.
Fonte: Diário Económico, aqui.
Más notícias para todos nós. Vamos pagar mais pelo mesmo crédito. Se quisermos pagar a mesma prestação (amortização de capital mais juros) só nos resta dilatar o prazo ou, caso se tenha poder negocial, melhorar o spread. Quem, como eu, faz consultadoria financeira sabe, no entanto, que só não há "solução para a morte e para o pagamento de impostos".

0 comentários: