€ 235,12

Publicada por José Manuel Dias


Cada português pagou, em média, 235,12 euros no ano passado em impostos municipais, mais 25,9 por cento em relação ao ano passado em que a média cobrada foi de 186,81 euros. Na origem desta subida estará o aumento dos valores do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT).Dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais indicam que as receitas do IMI e do IMT recolhidas cresceram 32 por cento e 33 por cento, respectivamente, entre 2006 e 2007. Além disso, no ano passado a derrama também melhorou bastante, já que depende da cobrança de IRC, cuja receita cresceu 31,2 por cento. No ano passado, as 308 câmaras municipais do país recolheram junto da população cinco impostos: IMI, o IMT, o Imposto Único de Circulação, recebendo ainda cinco por cento da receita de IRS.
Fonte: Jornal Público, aqui.
Um aumento de 25,9% em relação ao ano transacto é obra! Uma razão - mais uma - para reforçarmos a nossa exigência no que concerne ao desempenho das autarquias. Para além destes recursos, há que também ter em conta as receitas que a Administração Central transfere para os municípios. Dinheiro dos contribuintes que deve ser gerido com rigor, avlaiando a custo/benefício das possíveis afectações.

1 comentários:

  1. Lúcia disse...

    Poça - 25.9%! E nem se dá conta. Ou melhor, dá-se - mas não é como se não se visse. E esses são os "aumentos" mais perigosos, aranão lhe chamar outra coisa.