Há desresponsabilização nas empresas portuguesas

Publicada por José Manuel Dias


José Calisto, consultor da Eurogroup, com 17 anos de experiência profissional na área de negociação e resolução de conflitos, em entrevista ao Semanário Económico desta data:
P - Como é que a negociação e resolução de conflitos funciona nas empresas?
JC - Quando falamos em negociação, estamos a falar de uma competência de gestão. Um gestor/líder tem de saber negociar. Qualquer gestor tem necessidade de negociar, dentro ou fora de uma organização, para cima ou para baixo, em todas as direcções da vida organizacional. Faz parte da vida do líder de uma organização prevenir e, quando não o consegue, gerir conflitos. Dificilmente se pode falar de vida sem conflitos; mas há graus de conflituosidade além dos quais entramos em entropia e esses conflitos podem ter consequências negativas. É muito difícil falar de organizações sem conflitos, daí que seja necessário lidar com eles de forma natural e competente.
[...]
P-Isso significa que a produtividade depende mais das lideranças do que dos trabalhadores?
JC - Exacto. Se uma organização é pouco produtiva a responsabilidade é da liderança. O grau de eficácia da organização é uma variável directamente relacionada com o desempenho do líder.
Para ler a entrevista completa, clicar aqui.

1 comentários:

  1. Porfirio Silva disse...

    Meu Caro José Manuel Dias:
    Como sabes, de conversas que temos tido, considero esta questão como crucial para o desenvolvimento do país. Infelizmente, o discurso meramente partidário-ideológico sobre produtividade, competitividade e outras coisas que tais põe sempre "a culpa" no mesmo lado, os trabalhadores, esquecendo os "gestores". Daí o muito necessário "choque de gestão", sem o qual o "choque tecnológico" ficará longamente apenas na camada exterior do tecido empresarial.
    Abraço.