Número de alunos por computador com ligação à Internet, no ensino público - 12,8
Número de alunos por computador com ligação à Internet, no ensino privado - 7,6
Taxa de transição/conclusão do ensino secundário - 67,9 (*)
Taxa de Pré- escolarização - 78,4 (**)
Evolução da taxa real de escolarização
1980/81 - 12,4
2004/05 - 59,8
Número de escolas em funcionamento em 2005/06 - 14.230
Número de estudantes matriculados em 2005/06 - 1.649.138
Número de docentes em 2005/06 - 178.202
Número de não docentes em 2005/06 - 87.677
Relação Aluno/Docente - 9,3
(*) 2004/05
(**) 2005/06
Fonte : Ministério da Educação
Perguntas para reflexão :
1) Que países terão melhores indicadores que os nossos ?
2) A que se deverá esses resultados?
3) Será que as práticas que observam já foram analisadas adequadamente em ordem a aproveitar o que têm de bom?
4) Quais são os stakeholders das escolas? Será que lhes está a ser reconhecida a importância devida?
Voltaremos ao tema proximamente.
Viva:
O dia 25 de Abril aproxima-se.
Nele será comemorado uma data que permitiu ao povo português libertar-se dum regime totalitário, desprezível e anquilosado.
Foi posto termino a uma guerra colonial injusta e traumatizante.
É opinião unanime de que o país progrediu a olhos vistos.
É preciso fazer mais?
Certamente.
Mas fazê-lo em liberdade tem muito mais sabor.
Viva o 25 de ABRIL.
Um abraço,
José M.Dias
Não tenho dados neste momento para emitir uma opinião sustentada em dados estatísticos, mas é notório que houve uma franca evoluçaõ do ensino em Portugal.
Lógico que há sempre algo a melhorar.
Um grande abraço.
José,
alem destes indices, é necessarios que estes tambem tenham qualidade.
abraços, Guilherme
Animador, de facto...
Mas é uma altura delicada para fazer em educação e nas conquista do Governo... LOL ;)
Boa semana.
Olá José Manuel:
Todas as vezes que passo por aqui fico a saber mais um pouco acerca de algo em que gostaria de me sentir mais à vontade. A forma como escolhes os temas e os expões cumpre os objectivos. Fazes-me reflectir. Tens um Thinking Blogger Award para receber. Passa no meu blogue.
Bjs.
Não há qualquer dúvida que são números muito abonatórios. Poderíamos, até, escrever mais números. Por exemplo, poderíamos pôr a despesa em Educação per capita em percentagem do PIB...
Mas são isso mesmo: números.
Acho que é tempo de falar menos de números e mais de Educação, isto é, é tempo de falar em reais competências e aprendizagens.
Gostei de aqui vir.
o tema interessa-me; dados não é, contudo, o meu forte.
Obrigam-me a fazer transitar alunos que não sabem escrever e eu obedeço. Depois os números dizem que em Portugal há muitos alunos com o 12º ano e muitos universitários e muitos licenciados.
Aguento-os com dificuldade na sala de aula e eles têm, muitas vezes, mais de 16 anos ou mais de 18 anos: a minha luta diária é mantê-los disciplinados - o resto, as competências, só quando eles querem... e normalmente tudo o que pede esforço é uma "seca".
Dantes não era assim, posso dizê-lo porque não sou caloira nestas andanças... ja lá vão muito anos de vocação e de devoção.
Estou cansada.