Assim não vamos lá

Publicada por José Manuel Dias


Alguém muito imaginativo e com uma maldadezinha à mistura pegou nos países do sul da Europa, avaliou-lhes o comportamento e chamou-lhes PIGS – Portugal, Itália, Grécia e Espanha (Spain). Se a este acrónimo juntarmos o I da Irlanda, a fonética mantém-se e ficamos com o grupo de países da zona euro que hoje mais sofrem com as finanças públicas. A pergunta que me interessa: como é que Portugal compara com os outros?
[.../...]
Tudo ponderado, eu diria que Portugal não sai mal do confronto. Mas há dois problemas que não podemos ignorar. O primeiro é de competitividade: precisamos de produzir e de vender mais, o que passa pelo controlo dos custos. O segundo é de bom senso: na Irlanda, perante medidas draconianas, as pessoas compreenderam; em Portugal, onde ainda nem há orçamento, já se programam as greves - em nome dos sacrossantos "direitos dos trabalhadores". Assim não vamos lá.
Daniel Amaral, em artigo de opinião no Diário Económico, aqui alerta-nos para os constrangimentos em que vivemos e para as dificuldades em que alguns, por regra bem instalados, teimam em criar a todos nós.

0 comentários: