Saber fazer contas

Publicada por José Manuel Dias


A sociedade portuguesa encontra-se atravessada por uma intensa batalha ideológica, e política. Encontra-se, de um lado, gente para quem despesa acima do rendimento, e consequente défice, não têm limite; ignoram o problema ou, quando se vêem confrontados com ele, acham que não é seu; odeiam contas. Encontra-se, do outro lado, gente que gosta ou se sente obrigada a fazer contas e que acha que, cedo ou tarde, há limites que têm de ser observados (restrições orçamentais, como nos ensinaram, em casa e na escola).
Alguns dos primeiros gostam de apelidar os segundos, sobretudo os mais notáveis, de contabilistas.
[.../...]
Em tempos de luta mais intensa entre os dois campos, como os que vivemos, o uso da expressão leva-nos mais longe. Quem não gosta ou se recusa a fazer contas apelida os outros de contabilistas; mais do que perante uma expressão de soberba, que só atinge quem a utiliza, encontramo-nos perante a expressão de um perigo público.
Fonte: Expresso, aqui.
O Professor Daniel Bessa alerta-nos para um perigo público: as pessoas que não sabem fazer as contas e que, ainda por cima, criticam quem as sabe fazer. Uma leitura imperdível.

0 comentários: