Os maus créditos...

Publicada por José Manuel Dias


O crédito malparado atingiu em Julho os 2,73 mil milhões de euros, mais 3,2 por cento do que no mês anterior, diz o Banco de Portugal.
Os dados, divulgados esta segunda-feira, apontam ainda para outro cenário: o malparado das famílias portuguesas disparou 24% no espaço de um ano. Mais um reflexo de que a crise já se faz sentir no bolso dos portugueses é o facto do crédito de cobrança duvidosa no sector da habitação ter subido para os 1,48 mil milhões de euros no mesmo mês em análise. Já ao nível do crédito ao consumo, o malparado subiu 3,2% até aos 678 milhões de euros.
Deste modo, e ainda de acordo com o Banco de Portugal, o malparado está já a valer 2,1% do total de crédito concedido. Por outro lado, o crédito da banca concedido a particulares situou-se em Julho nos 133,2 mil milhões de euros, mais 0,5% do que em Junho.
Fonte: Agência Financeira, aqui.
...têm, por regra, origem nos bons tempos. Alterações nos rendimentos dos devedores, em resultado de causas diversas, como desemprego, divórcio ou doença, podem conduzir a situações de incumprimento se não se encontrarem tempestivamente soluções adequadas.

0 comentários: