Ultra difícil

Publicada por José Manuel Dias


"A situação da Irlanda é ultra difícil", uma vez que o país "vê-se confrontado com uma severa contracção da sua actividade económica", frisou Jean-Claude Juncker, após a reunião dos ministros das Finanças da zona euro, realizada ontem em Bruxelas.
No entanto, "aplaudimos os esforços recentes que foram empreendidos pelo governo, para se envolver na via de consolidação das finanças públicas", acrescentou o presidente do Eurogrupo, que classifica de "corajosas" as decisões tomadas recentemente pelo governo irlandês.
O primeiro-ministro irlandês anunciou em Abril uma série de aumentos de impostos e de cortes nas despesas para reduzir o défice público, que atingiu 7,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008, o nível mais elevado na União Europeia.
Fonte: Diário Económico, aqui.
Apontada durante muitos anos como exemplo a seguir, atento o contínuo crescimento económico, a Irlanda está, agora, a dar "dor de cabeça" à União Europeia. O BCE já criou um fundo especial a ser utilizado em caso de necessidade. A defesa do Euro assim o exige.

0 comentários: