Causas e consequências

Publicada por José Manuel Dias


Portugal, seguido da Itália, é o país europeu, entre sete que compuseram um estudo realizado para a Microsoft, com maior número de utilizadores permanentemente ligados à Internet e um em cada cinco portugueses passa mais de cinco horas por dia a navegar. O inquérito - realizado pela consultora SurveyShack a pedido da Microsoft a propósito do lançamento do seu novo browser - foi feito online junto de 6053 adultos em sete países (Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Itália, Noruega, Suíça e Portugal, com 997 inquiridos) entre 8 e 16 de Abril de 2009. Os utilizadores portugueses da Internet não só estão permanentemente ligados, como são também altamente sociais e utilizam a Internet para contactar amigos e familiares, bem como para aceder a notícias e informação. Quando questionados sobre quanto tempo gastam com notícias e informação, multimédia social, entretenimento, compras, viagens, desporto, jogo, celebridades, moda, gadgets/tecnologia e jogos de computador por semana, a maioria dos portugueses afirmou que gasta, em média, 30 minutos por semana a explorar cada área de interesse.
Fonte: Público, aqui.
Apesar das críticas de alguns à estratégia que tem sido desenvolvida pelo Governo em ordem a disseminar o uso das novas tecnologias de informação, parece inquestionável que o Plano Tecnológico está a dar os seus frutos. Estamos a banalizar o uso de instrumentos facilitadores da partilha de conhecimento e que podem fomentar a aprendizagem permanente, condição essencial para sermos competitivos.

2 comentários:

  1. Filipe Silva disse...

    Concordo plenamente com a sua opinião. Como elemento da sociedade onde detenho alguma responsabilidade na promoção da boa utilização de tais recursos tenho observado uma crescente apetência e facilidade de adesão/integração por parte dos indivíduos das mais diversas gerações portuguesas (com enfoco nas gerações mais recentes).

  2. beijokense disse...

    Eu não quero questionar o Plano Tecnológico, nem o seu comentário ao post. No entanto, a posição de Portugal na utilização da Internet é na cauda da UE, ao contrário do que poderá transparecer da notícia.

    Saudações beijokenses.