Casas para vender

Publicada por José Manuel Dias


As zonas suburbanas de Vila Nova de Gaia, Gondomar, Guimarães, Valongo, Pombal, Leiria, Carregado, Marinha Grande e Setúbal já estão a sentir quebras de preços da ordem dos 50%.
"Tenho a certeza de que este efeito se vai fazer sentir em mais zonas do país. Nós que andamos todos os dias no terreno - pois temos perto de sete mil casas para vender - sabemos que é exactamente assim. Quanto a isso não tenho a mínima dúvida. O mercado vai continuar a cair", refere João Costa Reis, presidente da Domusvenda.
Desde há alguns anos que a sua empresa se dedica à compra de imobiliário malparado à banca - casas adquiridas com recurso a empréstimo, cujas prestações mensais os clientes deixaram de poder pagar. Essas casas ficam na posse dos bancos que, por sua vez, as negoceiam com empresas de recuperação de crédito, como a Domusvenda, que tem 80% do mercado.
Fonte: Expresso, aqui.
Os Bancos não querem casas. Os Bancos querem dinheiro. Se os clientes incumprem e não querem ser executados, acordam, não raras vezes, a entrega do bem hipotecado aos Bancos. Estas casas, bem como as que ingressam no património do Bancos em resultado de execuções hipotecárias não podem permanecer muito tempo de posse do Banco. Razões legais e necessidade de liquidez exigem a sua alienação. É o que os Bancos têm feito. Só esta empresa tem 7.000 casas para venda. É obra.

0 comentários: