Produzir, consumir e poupar

Publicada por José Manuel Dias


Os alemães e holandeses produzem, os espanhóis, franceses, italianos, gregos e portugueses consomem. É a imagem da Zona Euro oferecida pelas contas externas dos seus Estados-membros.Uns, os consumistas, os que têm défices externos, estão endividados junto dos outros, os financiadores. Se uns caírem em desgraça, em desgraça cairão os outros.Quem deve lutar mais contra a desgraça, os consumistas e endividados, como os portugueses e os gregos, ou os frugais e poupados, como os holandeses e os alemães?
[.../...]
Um excelente artigo da Helena Garrido, no Jornal de Negócios, onde é feita uma síntese dos actuais problemas da Europa. Uns produzem, outros consomem. Como se conclui no artigo: " A Europa seria, com certeza, mais dinâmica se os alemães fossem um bocadinho mais consumistas e vivessem menos apoiados na paixão pelas compras dos seus parceiros do Sul. Se os alemães fossem mais às compras, a crise da Grécia, como a de Portugal, Espanha, França - da Zona Euro -, seria certamente menos grave". Leitura integral, aqui.

1 comentários:

  1. Paulo disse...

    Os alemães e holandeses reclamam-se sem problema origens proletárias enquanto a Sul toda a gente se reclama da aristocracia. Em Portugal nos anos 30 o analfabetismo tinha taxas de 70%, salvo erro, hoje os bébés chamam-se todos Martim.