Estratégias e preços

Publicada por José Manuel Dias


O aumento do salário mínimo nacional deste ano fez com que as remunerações negociadas, em Junho, para cerca de 90 mil trabalhadores do sector têxtil subissem 5,2%, valor que ultrapassa as actualizações conseguidas até agora. Os dados da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) reflectem assim as subidas acordadas para o salário mínimo nacional, com grande aplicação naquele sector.
Fonte: Diário Económico, aqui.
Vale a pena fazer uma pequena reflexão sobre a bondade desta medida e o respectivo impacto na nossa realidade económica. Se não temos marcas próprias, não nos diferenciamos. A nossa estratégia assenta nos custos e a competitividade baseia-se no preço. Ora se os salários aumentam sem se alcançarem ganhos de produtividade, o custo do factor trabalho incorporado no produto sobe, diminuindo, por essa via a nossa competitividade - preço. Se as exportações já caíram em 2008, este ano, com a crise, vão ainda cair mais. Não basta por isso boas intenções, é preciso que os caminhos trlhados pelas empresas sejam outros, evitando a dependência do "trabalho a feitio" e apostando em têxteis técnicos que permitam a necessária diferenciação, sob pena do desemprego no têxtil aumentar.

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