Ainda o Magalhães

Publicada por José Manuel Dias


O Programa Magalhães é a mais sofisticada e avançada implementação das tecnologias de informação em educação no mundo", afirma o guru canadiano de tecnologia Don Tapscott. É que, para Tapscott, o velho modelo de aprendizagem do tipo - "eu sou um professor, tenho o conhecimento, e tu és o estudante, não sabes nada" - "é inapropriado" para a nova geração de jovens que "cresceu com interactividade e colaboração".
"Quando visitei salas de aula da última vez que estive em Lisboa, vi os alunos a utilizar o computador Magalhães e vi um ambiente de aprendizagem muito diferente, onde os alunos estão motivados a aprender, adaptado a cada um dos estudantes e onde todos colaboram. Este é o futuro. Toda a minha investigação mostra isto, mas estamos a avançar muito devagar em todo o mundo", sublinha o especialista, destacando Portugal como um exemplo.
Fonte: Semanário Expresso, aqui.
É consabida a mania de dizermos mal do que fazemos. Está, ao que dizem alguns, no nosso ADN. Muitos não acreditam nos benefícios da introdução das TIC no ensino. Alguns, também, duvidam que o homem tenha pisado a Lua. Uma coisa parece certa estamos no bom caminho, a avaliar pelas palavras deste guru da tecnologia "Portugal é claramente um líder na utilização das tecnologias de informação".

0 comentários: