Angola, Portugal e crescimento económico

Publicada por José Manuel Dias


José Sócrates visitou Angola em 2006, acompanhado de de 77 empresários, cinco ministros e cinco secretários de Estado. Criticado por uns tantos, aplaudido por muitos, antecipou uma realidade. Inscrever Angola nas nossas prioridades foi um acto de visão estratégica. Angola é uma país com grandes potencialidades, carente de investimentos em todas as áreas. As portas que abriu têm-se traduzido em acréscimos significativos no nossos comércio externo.
A revista Economist dá-nos, agora, nota que Angola será o país que mais crescerá economicamente em 2008 no mundo, nada menos de 21%. Portugal não pode deixar de aproveitar a vantagem competitiva que tem em relação a muitas das potências económicas: a Língua Portuguesa. Há que incrementar relações a vários níveis que se traduzam em benefícios para os povos e economias de Portugal e Angola.
Já agora, se repararem na perspectiva que a prestigiada revista aponta para Portugal verão o número: 2,1%, quase o mesmo que as previsões orçamentais. Claro que é apenas mas uma previsão mas é já uma chatice para os que gostam de "dizer mal de nós...".

1 comentários:

  1. Kafé Roceiro disse...

    Amigão,

    Passava por aqui, mas ficava invocado pois não conseguia comentar. Só ontem consegui resolver o problema, mesmo assim usando um macete. Veja, Passo para desejar-lhes Boas Festas, muita paz, amor, saúde que é o mais importante.

    Inté, meu irmão.