Aprender com os outros...

Publicada por José Manuel Dias


O aumento do preço dos combustíveis na Alemanha, onde a gasolina super e o gasóleo tocaram nos últimos dias a fasquia de 1,50 euros por litro, está a beneficiar a empresa dos caminhos-de-ferro (DB), que desde o início do ano ganhou mais 20 milhões de passageiros.
Inquéritos aos passageiros revelaram que há cada vez mais pessoas que renunciam ao uso do automóvel, devido à alta do preço dos combustíveis, e recorrem ao comboio para viajar.
Jornal de Negócios desta data, com notícia na íntegra aqui.
A subida do preço dos combustíveis suscita-nos uma questão: como se justifica que inúmeras pessoas continuem a utilizar o carro particular para se deslocar para o trabalho quando, em muitas situações, existem alternativas de transporte mais económicas? Refiro-me, por exemplo, ao comboio. Portugal tem hoje uma rede ferroviária que rivaliza em qualidade com as melhores da Europa. Quem se habitua a viajar de comboio não quer outra coisa. As vantagens são inúmeras. Podemos ler um livro, um jornal ou uma revista, ouvir uma música ou simplesmente conversar com a nossa companhia de viagem. A viagem não tem associado a preocupação e o stress da condução e, por fim, e não menos importante a questão monetária. A poupança relativamente ao uso do automóvel é significativa. Pode ser que agora copiemos as boas práticas...

0 comentários: